quarta-feira, 27 de maio de 2020

EQUIPE CAP 2020

  O Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência visual CAP de Três Corações é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEEMG e a Secretaria Municipal de Educação de Três Corações para o Desenvolvimento de Ações Conjuntas que viabilizam a educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva nos Municípios da Regional Sul Mineira desde 2010. O Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP objetiva garantir aos deficientes visuais o acesso a um ensino de qualidade, por meio de materiais de apoio pedagógico, como a produção do material didático em Braille, ampliado e em áudio. Oferecemos também capacitação na área da deficiência visual (Sistema Braille e Alfabetização; Baixa Visão; Orientação e Mobilidade; Código Matemático e Soroban e Tecnologia Assistiva). Além de orientar os professores e toda a comunidade escolar que possuem alunos com deficiência visual, pertencentes a nossa área de abrangência. Atualmente atendemos a cinco S.R.E.s: Caxambu; Itajubá; Pouso Alegre; São Sebastião do Paraíso e Varginha.
O CAP TC também oferece para os alunos que possuem deficiência visual oficinas de Braille, Arte e estimulação, Informática, Educação física Adaptada, Soroban e Música.
  Estamos vivendo um momento de pandemia atípico da (COVID-19). Momento que estamos refazendo nossa rotina e nossos hábitos. Reaprendendo a realizar ações por meio da tecnologia, ou seja, dando ênfase as mídias para alcançar nossos objetivos na aprendizagem e chegar mais próximo aos alunos, pois acreditamos que a educação exerce um papel fundamental entre as relações humanas e afetivas. Assim, a ideia de criarmos o Blog: CAP TC EM CASA surgiu como uma oportunidade de lançar as atividades, e essas chegarem de forma mais rápida e acessível a todos os alunos com deficiência visual.

Jane das Graças Nogueira
Professora Coordenadora CAP TC




  Como sempre digo, se surgir uma pedra em seu caminho, use-a para construir a muralha que protegerá o seu castelo, que nada mais é do que a sua identidade devidamente construída ou em construção!
Com base nesta mensagem, gostaria de informá-los que logo estaremos retomando os atendimentos psicológicos, via o WhatzApp.
Muito em breve, entrarei em contato com cada um para organizarmos a agenda.
Grande abraço saudoso a todos e até em breve!





Meu nome é Marlene, mais todos me conhecem por Leninha.
Sou professora e faço parte do CAP atuando na secretaria. Meu trabalho é recepcionar os alunos e seus familiares, resolver assuntos sobre transportes e avisos, confeccionar Ofícios, Declarações, Quadro de Informação Mensal, Livro de Ponto, enfim, manter toda a documentação do CAP e dos alunos atualizados e organizados!
Tenho muito carinho no trabalho que faço, com toda a equipe e também com os nossos alunos!




                                                                                            

Oi, sou a Sirlei!
Faço meu trabalho com zelo e carinho para o bem estar dos alunos, pais/e ou responsáveis.
Vejo na equipe CAP um trabalho com: profissionalismo, dedicação e responsabilidade.
Sou grata por fazer parte dessas equipe.


OFICINA DE BRAILLE




Braille é o Sistema de escrita tátil com pontos em relevo utilizado por pessoas cegas ou com Baixa Visão.
Este Sistema é baseado na combinação de 64 símbolos em relevo. Sua leitura é feita da esquerda para direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
Na Oficina de Braille são desenvolvidos algumas habilidades como:
  • Manusear reglete, punção e Máquina Perkins;
  • perfurar a cela Braille obedecendo a critérios;
  • compreender o processo de leitura e escrita do Sistema Braille;
  • escrever e ler com legibilidade; alfabeto e letras acentuadas, frases e textos;
  • utilizar corretamente os sinais de pontuação, sinal de maiúscula, sinal de grifo, asterisco, números decimais, fracionários, romanos.
                                                                  
OFICINA DE SOROBAN





O soroban teve sua origem no ábaco, trazido pelos povos orientais que chegou ao Brasil em 1908.
É um instrumento que foi ajustado e tornando o mais simples possível o cálculo de Joaquim lima de Moraes(1948), em substituição aos outros materiais existentes para os alunos cegos.
O soroban é retangular divididoem duas réguas, com eixos fixos na base superior e inferior. O mais utilizado no Brasil é de vinte e um eixos, mas existem outros.
A Oficina de soroban foi criada com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, memória e estimulação da coordenação motora através de estímulos táteis. O soroban ajuda no ensino e aprendizagem das operações numéricas.



OFICINA DE ARTE E ESTIMULAÇÃO





  Sabendo que o conhecimento da criança cega é adquirido por meio de experiências que não incluem o uso da visão, por isso é necessário que lhe seja oferecido oportunidades para desenvolver os sentidos remanescentes: Tato, Olfato, Audição e o paladar. É por esse motivo que o programa de Estimulação Precoce torna-se indispensável.
Quanto ao aluno com baixa visão, os estímulos visuais a princípio, precisam ser simples e atingir gradativamente estímulos mais complexos. Alguns alunos necessitam de alto-contrastes, diversas texturas para atividades com alto-relevo, médio-relevo, baixo-relevo e aos poucos sem relevo para trabalhar as funções visuais, cognitivas, viso motoras e coordenação motora.
Na oficina de Arte e estimulação, são oferecidos os estímulos de acordo com as potencialidades e a individualidade de cada aluno. Respeitando suas habilidades cognitivas e manuais, pois quando bem estimulada desde os primeiros anos de vida, a criança deficiente visual consegue desenvolver autoconfiança e independência. Todas as oportunidades novas experiências e muitos benefícios.



                                                      OFICINA DE MÚSICA


A oficina de música oferece aulas de violão para alunos que desejam aprender e/ou desenvolver suas habilidades para tocar, e cantar canções com uso desse maravilhoso instrumentos de cordas.
O método usado é adaptado de forma que o desafio de aprender se torna prazeroso e com aproveitamento satisfatório de aprendizagem. Duas ferramentas são indispensáveis para essas oficina, o uso do violão em casa para praticar o que foi ensinado e a perseverança e o compromisso de realmente estudar. Essa oficina oferece também aulas de canto, aquecimento vocal, noções de Educação sonora, para alunos de todas as idades.
No CAP TC temos o grupo "Visão Sonora" composto por alunos e professores.
O grupo se apresenta em Escolas da Rede Pública e Privada, Universidades e Instituições sociais, sempre com repertório variado e contagiante. Proporcionando aos alunos envolvidos uma experiência ímpar de valorização e superação.

                                                             
OFICINA DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE



  A oficina de Orientação e Mobilidade - OM objetiva oferecer autonomia e independência para a pessoa com deficiência visual. Viabilizando sua mobilidade no direito de ir e vir em todos os lugares. É importante conhecer as técnicas que antecedem o uso da bengala, a orientação do guia vidente e a auto proteção. Essas técnicas são oferecidas no CAP TC por profissionais capacitados. Assim, os alunos são orientados e vivenciam nos treinos a prática do uso da bengala na OM com confiança e segurança.



OFICINA DE INFORMÁTICA




  Informática é um termo usado para descrever o estudo e o desenvolvimento das tecnologias de informação em prol das pessoas, organizações e sociedades.
O objetivo principal da oficina de informática é utilizar recursos inerentes à tecnologia da informação, como ferramentas capazes de promover a melhora da memorização, cognição, convívio social, aumento do contato familiar e com os amigos, facilitar a comunicação à distância e diminuir o sentimento de solidão e isolamento, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.
O uso dos recursos computacionais com programas específicos como Dosvox, Virtual Vision e Jaws, permite aos deficientes visuais, maior possibilidades de acesso à aprendizagem, a conteúdos relevantes como pesquisas, jornais, livros entre outros, além disso, tais programas servem de apoio às atividades do cotidiano.



     OFICINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA





  A atividade de Educação física adaptada abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais. Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a infância. A educação física adaptada é uma maneira de trabalhar a inclusão dos alunos em atividades comuns da disciplina, é uma ferramenta educacional de interação e cooperação que objetiva atender a todos os alunos, na construção e desenvolvimento das suas habilidades individuais.



NÚCLEO DE PRODUÇÃO




O núcleo de Produção produz materiais em áudio, Braille e ampliado para todos os alunos com deficiência visual, matriculados nas escolas públicas das cinco Superintendências que o CAP de Três Corações abrange.
Esses materiais são confeccionados de acordo com a solicitação das escolas, levando em consideração que até o 6° ano, o aluno cego recebe seus materiais em Braille, a partir desta série, é tudo em Mecdaisy (programa de áudio). Para os alunos com baixa visão, a ampliação é feita pelo CAP da fonte 18 até 28. Fontes menores, a própria escola e fontes maiores, geralmente vai em áudio.
Produzimos também avaliações, textos, apostilas, enfim, qualquer tipo de material que as escolas solicitam.
Nosso objetivo é que o aluno com deficiência visual consiga de fato acompanhar as aulas com todo o material necessário para seu completo desenvolvimento.














                               






                                          






          




3 comentários:

  1. A construção desse Blog envolveu toda a equipe de profissionais do CAP de Três Corações - MG. É uma alegria poder compartilhar com vocês alunos, as atividades que serão desenvolvidas cada um na sua casa. Façamos desse espaço, um momento de troca de conhecimento e aprendizado. Abs.

    ResponderExcluir
  2. As atividades vão ser postadas aqui. Bom dia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos da equipe pelo belíssimo trabalho! Uma grande contribuição para a educação inclusiva no Sul de Minas.

    Um grande abraço!

    Andréa de Lourdes Cardoso dos Santos
    Coordenadora de Desenvolvimento Estudantil do CEFET-MG - Varginha

    ResponderExcluir

ENDEREÇO DO CAP / TRÊS CORAÇÕES

   CAP / TRÊS CORAÇÕES/MG    EDUCAÇÃO    ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO DIAS PEREIRA    RUA NELSON RESENDE FONSECA 294 - TC/MG    DIRETOR: URGEL ES...